| Notícias
Crédito: PASCOM Santa Inês
O 1º encontro de 2024 do Grupo de Coroinhas São Tarcísio foi realizado neste sábado, 06 de abril, com uma temática bem “suada.” A experiência trazida pelo casal que ministrou o encontro, Bruna e Cláudio Silveira Junior, que foi sobre o esporte (em específico a corrida) teve como princípios bíblicos a base familiar, o exemplo que arrasta gerações e a conexão divina para a prática das virtudes e uma vida ordenada em Cristo.
De acordo com Cláudio que testemunhou a sua experiência particular com Deus pela corrida e o momento delicado da saúde de seu pai, conseguiu enxergar atitudes simples para respostas que buscava há alguns anos. Com a prática de correr todas as manhãs, o que não foi fácil acordar na madrugada para iniciar seu dia, percebeu que estabelecer horários e rotinas, também, trouxeram disposição, mente voltada para as pessoas e coisas importantes da vida, cumprir metas e ter disposição em família.
“Foi o momento de fortalecer a nossa fé e a ordenação do que não estava bem”, diz o administrador.
A vice-coordenadora da Pastoral dos Coroinhas, Bruna, completa a experiência do esposo, pois o exemplo de uma vida feliz e harmônica, porém não sem as batalhas diárias, fez com que ela começasse a acompanhar e a correr junto.
“Estou mais concentrada, com mais paciência para os desafios do dia-a-dia”, afirma.
A filha do casal, a pequena coroinha Alice, também corre. Hoje, a família corre junta e o exemplo arrasta!
Segundo Drº Jorge Rodrigues, médico psiquiatra, psicoterapeuta de casais e católico, o esporte acaba por ser um meio para promover positivamente a disposição para o comportamento e valores como, a estabilidade emocional, a motivação para o rendimento, autodisciplina e força de vontade, pois se os hormônios como a testosterona, por exemplo, estão alinhados e nos níveis adequados, o nosso ordinário está apto para as coisas divinas e práticas das virtudes, especialmente em servir a Deus, à família e ao próximo. Não se trata de cultuar o próprio corpo, pois sabemos que nosso corpo é templo do Espírito Santo. Trata-se de amar a Deus sobre todas as coisas, virtudes, vida ordenada e santa.
Crédito: PASCOM Santa Inês
O esporte, em si, nos ajuda a lidar com nossos medos, habilidades, limites e aquilo que os filhos aprenderão com eles dificilmente será apagado.
Confira os cinco valores que o esporte pode trazer às crianças e adolescentes:
Quando uma criança que não se sente apta a alcançar determinados resultados persevera em sua busca, tentando e tentando, desenvolve uma qualidade fundamental para o sucesso em qualquer área em seu futuro – ela aprende a superar obstáculos. Talvez ela não alcance no esporte o sucesso almejado, porém mais tarde na vida, quando ela souber qual é a sua vocação, vai dar sempre o melhor de si.
O esporte requer a obediência a regras determinadas e o respeito a uma autoridade constituída. Na vida não é muito diferente. Por mais talentosos que sejamos, precisamos nos ater às regras do jogo e às autoridades que garantem o seu cumprimento. Os treinadores esportivos de crianças e adolescentes estão ensinando à eles muito mais do que um jogo.
O esporte ensina que nada na vida tem valor se não for conquistado honestamente. É um campo que deixa clara a contradição entre os objetivos perseguidos e a desonestidade na hora de tentar alcançá-los. Quem quer trapacear acaba nas sarjetas do mundo e, é claro, se sente sempre insatisfeito consigo mesmo e desacreditando de Deus.
O esporte requer coragem. Dói quando o jogador do outro time pisa no pé ou quando você precisa receber um saque bem dado, como no vôlei. Dói quando o fôlego já está se esvaindo, mas é preciso ir até o fim. Dói, às vezes, até mesmo caminhar em direção a um grupo de pessoas novas e dizer: “Posso jogar?” Quem calejou a capacidade de ter coragem no hábito da prática esportiva tem uma visão diferente da vida e dos obstáculos que tem diante de si.
Este é um dos maiores tributos que o esporte pode dar aos filhos: a capacidade de trabalhar ao lado de outras pessoas em favor de um propósito comum, uma unidade espiritual. Se um time quer chegar longe, cada membro precisa conhecer seus limites, ajudar os outros e refrear o desejo de estrelismo. Poucas coisas ensinam isso de maneira tão vívida quanto a fé e o esporte. Isso é o servir o próximo por amor a Jesus.
Crédito: PASCOM Santa Inês
A FÉ, A FORÇA E A UNIDADE ESPIRITUAL.
Neste mesmo clima de fé, saúde, força e unidade espiritual no Encontro dos Coroinhas todos puderam desfrutar de boa música e orações do Grupo de Jovens Franciscanos Paz e Bem. Teve muita animação das crianças, dos pais e de quem estava ali presente. De acordo com a coordenadora do Grupo de Jovens, Karla Beatriz dos Santos:
“unir as pastorais da nossa Paróquia para encontros e atividades tornam estreitos os nossos laços de fraternidade, além de fortificarem a nossa fé como comunidade que serve com o coração aos irmãos.”
Em meio a sorrisos, diversão e compartilhamento das experiências pessoais com Deus a beleza e a alegria que vem do Senhor se fez presente.
“A parte mais gratificante do encontro foi ver os pais engajados nesse momento com seus filhos, pois eles servem juntos em todas as celebrações em que seus pequenos estão como coroinhas, desde o momento em que começa a preparação para a missa até o passo que ela se encerra. Os pais tem um papel importante nessa caminhada, pois com o seu exemplo, as crianças e adolescentes se sentem ainda mais confiantes em estar se doando no serviço do altar”, finaliza a coordenadora.
Foto: Grupo de Jovens Franciscanos Paz e Bem | Crédito: PASCOM Santa Inês