| Notícias
Foto: 1º Encontro de Educadores Católicos da Região Norte | Crédito: Ana Paula de Souza (PASCOM Paróquia São Luís Gonzaga – Brusque) e Ismael Weiduschath (Pastoral da Educação)
Com o tema “Professores Católicos: testemunho na profissão”, a Pastoral da Educação promoveu no último sábado, dia 6 de abril, o 1º Encontro de Educadores Católicos da Arquidiocese de Florianópolis – Região Norte. O evento aconteceu no Auditório da Paróquia São Luiz Gonzaga, no centro de Brusque, e foi assessorado pelo Professor Humberto Silvano Herrera Contreras, membro da Comissão Episcopal para a Cultura e Educação da CNBB.
Seguindo os documentos da igreja, especialmente os do pontificado do Papa Francisco que abordaram a educação, Humberto refletiu sobre o tema proposto para o encontro.
Foto: Professor Humberto Silvano Herrera Contreras e Diácono Ricardo Marques | Créditos: Ana Paula de Souza (PASCOM Paróquia São Luís Gonzaga – Brusque) e Ismael Weiduschath (Pastoral da Educação)
Para o coordenador da Pastoral da Educação na Arquidiocese, Diácono Ricardo Marques, o grande objetivo deste encontro foi iniciar um processo de proximidade, conhecimento e formação com os tantos educadores que são católicos e trabalham nas redes públicas, privadas e confessionais de educação.
“Como Pastoral da Educação queremos animá-los para que continuem assumindo com alegria e vigor a missão de educar a atual e as futuras gerações, tendo a convicção de que este é, também, um belo testemunho de vida cristã.” comenta o Diácono. “Foi um momento muito especial de renovação do compromisso e da paixão por educar.”
Apesar de já acontecer em outras dioceses do Brasil, esta foi a primeira vez que a Arquidiocese de Florianópolis realizou o encontro, reunindo foranias de Brusque, Tijucas, Itapema, Camboriú e Itajaí. Representando a nossa Paróquia, estiveram presentes a Professora Doutora em Educação Karina Rocha Hastreiter e o Professor Daniel Hastreiter. Para eles, o evento trouxe uma enorme motivação para continuar a missão de educar junto a Igreja.
Foto: Karina e Daniel Hastreiter
Ela conta que a profissão é árdua, mas é capaz de ajudar a modificar muitas histórias e seu maior incentivador é Jesus, Mestre e Educador.
“Em meu percurso profissional sempre tive a oportunidade de me aproximar dos mais frágeis e em todo tempo procurei olhar um a um com respeito e dignidade, sem diferenças, mas com um único desejo… O melhor de mim pode trazer de dentro para fora o melhor do outro.” afirma a doutora.
Se sentindo grata pela iniciativa da Pastoral da Educação, Karina se compromete à missão de fazer história com seus colegas, por uma educação mais humana.
Fonte: Arquidiocese de Florianópolis
PASCOM Santa Inês