Paróquia Santa Inês - SC

Rua 1400, 492 - Centro. Bal. Camboriú - SC - 88330-530

(47) 3367-0847

Carnaval: Como viver essa festa com sentido cristão? – Sino de Assis

| Artigos, Sino de Assis

Origens e significado

A palavra “Carnaval” pode vir da expressão latina “carne levare” , que significa “retirar a carne”, pois a festa antecede o período de jejum e penitência da Quaresma. Na Idade Média, o Carnaval era um tempo de festividades antes do recolhimento espiritual. Com o tempo, em muitos lugares, essa festa se afastou do seu propósito original, tornando-se marcada por excessos.

A igreja e o papel da cristianização do carnaval

O professor Felipe Aquino nos conta que quando o Cristianismo surgiu, obviamente já encontrou esses costumes pagãos. Como o Evangelho não é contra as demonstrações de alegria, desde que não nos conduzam ao pecado, os missionários, em vez de se oporem ao carnaval, procuraram cristianizá-lo, no sentido de eliminando as práticas supersticiosas.

Costumamos ver a cristianização de datas pagãs em outras datas, como (Natal, Epifania do Senhor ou a Purificação de Maria, dita “festa da Candelária”, em vez dos mitos pagãos celebrados a 25 de dezembro, 6 de janeiro ou 2 de fevereiro.

No final das contas, a Igreja tentou limitar o carnaval aos três dias antes da Quarta-feira de Cinzas. Ou seja, a Igreja não criou essa festa, mas veja que ela já existia e, por isso, procurou orientá-la de acordo com os ensinamentos do Evangelho, como a orientação de participação em retiros espirituais; dessa forma podemos dizer que é uma data que ficou fortalecida entre os cristãos.

Como um cristão deve enxergar o Carnaval?

✔️ Alegria e equilíbrio: Deus nos chama a sermos felizes, mas sem exageros que nos afastem da verdadeira alegria.
✔️ Preparação para a Quaresma: O Carnaval pode ser um momento para refletir sobre como vivemos nossas escolhas antes de entrarmos no tempo de conversão.
✔️ Testemunho cristão: É possível viver essa festa sem cair nos excessos, escolhendo momentos saudáveis de lazer e mantendo a dignidade de nossa fé.

Como celebrar de forma cristã?

✔️ Participando de retiros espirituais que promovam uma alegria verdadeira.
✔️ Se divertindo com equilíbrio, evitando ambientes que incentivem exageros e pecados.
✔️ Aproveitando o momento para refletir sobre como deseja viver a Quaresma.

Desafio: Que tal escolher uma forma de viver o Carnaval que te aproxima de Deus e te prepara para a Quaresma?

 


Grupo de Jovens Franciscanos Paz e Bem

Ser Franciscano, é isso que eu quero!

[Ser Franciscano, é isso que eu quero!]

Conteúdo relacionado

  • Anunciação do Senhor – Sino de Assis

    Anunciação do Senhor – Sino de Assis

    Anunciação do Senhor   🌟 O dia do "SIM" de Maria Imagine receber uma visita de um anjo com uma notícia que mudaria o mundo! Foi isso que aconteceu com Maria no dia da […]

    Ler Mais
  • São José: O pai humilde e escolhido por Deus. – Sino de Assis

    São José: O pai humilde e escolhido por Deus. – Sino de Assis

    Imagine o mistério que envolveu a escolha de São José. Deus, em sua infinita sabedoria, escolheu José para ser o esposo de Maria e o pai adotivo de Jesus, e fez isso de maneira […]

    Ler Mais
  • O Credo: A base da nossa fé! – Sino de Assis

    O Credo: A base da nossa fé! – Sino de Assis

    Você sabe o que está rezando? Todos os domingos, na Missa, professamos o Credo, mas você já parou para pensar no significado dessa oração? O Credo não é apenas um conjunto de palavras […]

    Ler Mais
  • “Acolhida ao 1º Santo Brasileiro” – Jovens Franciscanos recebem imagem de São Frei Galvão

    “Acolhida ao 1º Santo Brasileiro” – Jovens Franciscanos recebem imagem de São Frei Galvão

    O Grupo de Jovens Franciscanos Paz e Bem, recebeu no último sábado (13/11) em Santo Amaro da Imperatriz, a imagem peregrina de São Frei Galvão em vista do Bicentenário de morte de Frei […]

    Ler Mais
X